quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fenomenologia Enquanto Lugar Total da Vida: Diálogo Poético-Amoroso Entre Merleau-
Ponty e Alguns Pensadores e Artistas
Editora: Sílabo
ISBN: 9789726186878
Data Edição: 2012
Páginas: 232

Sinopse: «Esta obra, com páginas admiráveis, move-se num entrelaçado de filosofia, de literatura e poesia contemporânea. (…) Numa palavra, poderia dizer que este trabalho me aparece como fenome­nolo­gicamente estimulante, intelectualmente sedutor, redaccionalmente desconcertante.»

Isabel Carmelo Rosa Renaud
Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

«Inspirado em Merleau-Ponty, este trabalho de Gilda Nunes Barata é um fascinante exercício de transições criativas entre Oriente e Ocidente, pensadores, poetas e artistas, vivências, fulgores e saberes. Vocacionada para habitar o entre-ser dos autores e das coisas, esse limbo de osmoses crepusculares onde tudo dança numa roda viva, a autora é senhora de um pensamento poético e infante que se exerce como celebração da Vida, sempre outra, inconstante e imprevisível. Que o leitor se abra a essa dança que dela sairá como novo.»

Paulo Borges
Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

«Construir pensamento e diálogo nesta obra de Gilda Nunes Barata significa criar diferentes espaços ígneos entre essência e natureza da obra de arte sob a perspectiva fenomenológica do legado de Merleau-Ponty. Como num mergulho na vastidão e profundidade das águas oceânicas deixamo-nos surpreender pelo berço de significações que a sua escrita comporta, porque nos aguarda algures a cadeia de montanhas em horizonte inóspito a que ascenderemos em des­mesura.»

Anabela Mendes
Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário