Manual Para os Assistentes Operacionais de Saúde: "Para uma Prática Competente..."
|
Ana Isabel Dias Oliveira,David Alexandre Verde Mateus
|
Editora: Lusociência
|
ISBN: 9789728930875
|
Data Edição: 2012
|
Páginas: 152
|
Sinopse: Este livro foi elaborado com o intuito de colaborar na melhoria dos cuidados de saúde prestados ao ser Humano. É o dever de qualquer Profissional de Saúde atualizar-se constantemente, e seguir o progresso da ciência, com o intuito de obter maiores e melhores competências teórico/práticas, para um exercício profissional digno e de excelência.
Os assistentes operacionais de saúde, não se encontram libertos deste dever, apesar de não constituírem uma profissão auto regulada. Estes constituem o grupo com maior défice de conhecimentos, e consequentemente com maior necessidade de aprendizagem e evolução. Assim é exigido cada vez mais dos Profissionais de Saúde, tanto ao nível de conhecimentos como de competências, para executarem as suas funções com maior rigor possível.
Estes conhecimentos devem estar baseados em evidências, de forma a prestar cuidados de excelência.
Existe assim, uma grande necessidade de evolução face às carências pedagógicas e educacionais, não negligenciando, também, o meio social em que os mesmos estão inseridos, havendo necessidade de se potenciarem a um nível sócio cultural que muitas vezes, também se encontra carenciado pela descontinuidade de curriculum escolar.
Contudo, verifica-se que as camadas mais jovens deste grupo profissional advêm de um contexto sócio cultural diferente, possuindo maiores habilitações literárias e, consequente elevada capacidade de evolução e aprendizagem.
Assim no decorrer dos últimos anos tem-se verificado, no âmbito do ensino, um aumento dos Cursos Profissionais para Auxiliares de Ação Médica, atualmente designados por assistentes operacionais de saúde.
Estes cursos têm como objectivos proporcionar o desenvolvimento de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias, à prática das atividades dos assistentes operacionais de saúde. Têm também, o objetivo de valorizar tanto o nível profissional, como pessoal, social e cultural pela aquisição de conhecimentos da trilogia clássica dos níveis do saber – Saber fazer, Saber ser, Saber estar.
Sem comentários:
Enviar um comentário