quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ciência e Engenharia de Materiais de Construção
Editora: Ist Press
ISBN: 9789898481177
Data Edição: 2012
Páginas: 1080

Sinopse: A Ciência e Engenharia de Materiais de Construção têm importância decisiva na gestão e reabilitação do património por um vasto conjunto de razões, de que destaco:

• a necessidade de conjugar disciplinas de engenharia muito diversas para a garantia da durabilidade das soluções adotadas;
• a combinação dos conhecimentos de comportamento dos materiais com todas as exigências que decorrem dos pilares da sustentabilidade;
• a importância da investigação na correta caracterização de situações reais e na seleção otimizada das técnicas disponíveis de reabilitação.

É assim com o maior entusiasmo que vejo a publicação deste livro, incorporando contribuições de docentes do IST e de outros investigadores e colegas meus do LNEC. Este livro será certamente a grande referência no domínio dos materiais de construção.

José Manuel Catarino, Presidente do conselho científico do LNEC


O livro Ciência e Engenharia de Materiais de Construção vem preencher uma lacuna importante na bibliografia técnica existente na área de aplicação dos materiais, sendo que, mesmo a nível internacional, se trata de uma área em que a documentação sistematizada em livro é extremamente escassa pelo que a iniciativa é de louvar.

A dupla abordagem feita sob os pontos de vista da Ciência e da Engenharia, contemplando tópicos mais fundamentais associados à Ciência de Materiais, e, por outro lado, versando aplicações concretas de Engenharia de Materiais, faz deste livro um excelente documento de referência, com índices que permitem um fácil acesso à informação pretendida.

Como se sabe, a construção de base recorre predominantemente a materiais tradicionais como o betão, a madeira, a pedra e o tijolo, mas as modernas técnicas de construção e, sobretudo de reabilitação de edifícios, cada vez mais recorrem a novos materiais, que, neste livro, não foram esquecidos.

Não é habitual, mas é inquestionavelmente importante, incluir num livro sobre materiais de construção, capítulos específicos sobre Nanomateriais, Compósitos, Cortiça, Materiais Poliméricos, pelo que é de elogiar a ambição da equipa editorial, sendo de referir que alguns dos capítulos, ainda que relativamente sucintos, abordam as questões mais fundamentais em cada uma das classes de materiais.

É também de salientar a qualidade das figuras e quadros, que tornam mais fácil a consulta, bem como o muito completo conjunto de referências bibliográficas que acompanham cada um dos capítulos, e que permitem ao leitor vir a aprofundar aspectos mais específicos, abordados no texto.

A Sociedade Portuguesa de Materiais acompanhou com muito interesse a edição desta obra, que divulgará com prazer. Face à qualidade e âmbito da obra que agora se edita, não resisto referir que a equipa editorial está de parabéns.

João Carlos Moura Bordado, Professor Catedrático do IST, Presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais

O livro Ciência e Engenharia de Materiais de Construção é o resultado de um longo trabalho no quadro de um alargado leque de disciplinas e competências nas áreas de engenharia de materiais, engenharia civil e arquitectura. Na sua base está uma numerosa equipa pluridisciplinar constituída por vários especialistas de distintas instituições de referência nacional, como LNEC, CTCV, ISEL, LNEG e IST. Apesar do trabalho de edição científica, o livro reflecte certamente uma heterogeneidade na abordagem escolhida por cada autor. 

Os capítulos 1 a 5 incluem os materiais estruturais, e mais tradicionais em engenharia civil - ligantes hidráulicos, materais betuminosos, betão, reboco e estuques; os capítulos 6 a 9 compreendem os materiais estruturais e/ou de acabamento como o aço, cerâmicos, vidros, rochas ornamentais, polímeros e materiais compósitos de matriz polimérica; os capítulos 12 e 13 apresentam os materiais naturais como a madeira e a cortiça; no capítulo 14 são introduzidos os nanomateriais; os capítulos 15 e 17 explanam os fenómeno de corrosão e o seu controlo pela aplicação de tintas e vernizes; no capítulo 16 introduzem-se colas estruturais; o capítulo 18 apresenta o ciclo de vida dos produtos e a gestão integrada de resíduos, terminando a obra com um capítulo (19) sobre homologação e certificação de produtos de construção.

Sem comentários:

Enviar um comentário