Sinopse: Tudo o que se mede melhora. Esta afirmação sintetiza uma prática que deve estar sempre presente no seio das organizações: adotar e implementar instrumentais de monitorização e análise integrada dos negócios nas suas múltiplas vertentes para melhorar os seus desempenhos.
A implementação da ferramenta integradora de gestão e de acompanhamento Value Balanced Scorecard é um desafio e uma oportunidade para as empresas explicitarem, consolidarem e focalizarem as suas políticas e ações na prossecução e desenvolvimento da sua missão, dos seus objetivos, estratégias e metodologias assentes em quatro pilares de análise fundamentais: clientes, financeiro, processos internos e aprendizagem-crescimento, complementados pelas vertentes de análise de risco e avaliação de desempenho. No atual contexto económico-social, mais do que nunca, os gestores são postos à prova e levados a dar o melhor de si. Este livro, com um grande sentido pedagógico, pode ajudá-los a implementar uma ferramenta de gestão com provas dadas e deste modo ultrapassarem e superarem com êxito os obstáculos com que são confrontados.
Índice:
Índice de figuras 7 Glossário 9 Resumo 11 Agradecimentos 13 Prefácio 15 Capítulo 1 Value Balanced Scorecard 1. Introdução 19 2. Evolução do Balanced Scorecard 22 2.1. O que é um Balanced Scorecard? 28 2.2. Implementar estratégia 36 2.3. Arquitetura do Balanced Scorecard 41 2.4. Passos para a construção de um Balanced Scorecard 47 2.5. Benefícios e constrangimentos na implementação do Balanced Scorecard 52 2.6. Necessidade e importância do mapa estratégico 55 2.7. Da avaliação de desempenho à gestão estratégica 57 2.8. Como associar a análise de risco a um Balanced Scorecard? 59 3. A natural evolução para Value Balanced Scorecard 66 3.1. Passos para a elaboração de um Value Balanced Scorecard 68 4. Gestão da qualidade total 69 5. Common Assessment Framework (CAF) 75 6. O modelo de excelência da EFQM 79 7. Conclusão 82 Capítulo 2 Case Studies 1. Caso 1 – Banca 85 1.1. Contexto 85 1.2. Visão & missão estratégica 86 1.3. Pilares 95 1.4. Análise de risco 99 2. Caso 2 – Farmacêutico 100 2.1. Contexto 100 2.2. Visão & missão estratégica 100 2.3. Pilares 102 2.4. Análise de risco 104 3. Caso 3 – Design industrial 105 3.1. Contexto 105 3.2. Visão & missão estratégica 106 3.3. Pilares 109 3.4. Análise de risco 116 4. Caso 4 – Empresa informática 117 4.1. Contexto 117 4.2. Visão & missão estratégica 118 4.3. Indicadores específicos 121 4.4. Análise de risco 125 Bibliografia 127 |
quinta-feira, 21 de junho de 2012
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