quinta-feira, 21 de junho de 2012


Value Balanced Scorecard
Editora: Sílabo
ISBN: 9789726186823
Data Edição: 2012
Páginas: 132


Sinopse: Tudo o que se mede melhora. Esta afirmação sintetiza uma prática que deve estar sempre presente no seio das organizações: adotar e implementar instrumentais de monitorização e análise integrada dos negócios nas suas múltiplas vertentes para melhorar os seus desempenhos.

A implementação da ferramenta integradora de gestão e de acompanhamento Value Balanced Scorecard é um desafio e uma oportunidade para as empresas explicitarem, consolidarem e focalizarem as suas políticas e ações na prossecução e desenvolvimento da sua missão, dos seus objetivos, estratégias e metodologias assentes em quatro pilares de análise fundamentais: clientes, financeiro, proces­sos internos e aprendizagem-crescimento, complementados pelas vertentes de análise de risco e avaliação de desempenho.

No atual contexto económico-social, mais do que nunca, os gesto­res são postos à prova e levados a dar o melhor de si. Este livro, com um grande sentido pedagógico, pode ajudá-los a implementar uma ferramenta de gestão com provas dadas e deste modo ultrapassa­rem e superarem com êxito os obstáculos com que são confrontados.
Índice: 
Índice de figuras 7
Glossário 9
Resumo 11
Agradecimentos 13
Prefácio 15
Capítulo 1
Value Balanced Scorecard
1. Introdução 19
2. Evolução do Balanced Scorecard 22
2.1. O que é um Balanced Scorecard? 28
2.2. Implementar estratégia 36
2.3. Arquitetura do Balanced Scorecard 41
2.4. Passos para a construção de um Balanced Scorecard 47
2.5. Benefícios e constrangimentos na implementação 
do Balanced Scorecard 52
2.6. Necessidade e importância do mapa estratégico 55
2.7. Da avaliação de desempenho à gestão estratégica 57
2.8. Como associar a análise de risco a um Balanced Scorecard? 59
3. A natural evolução para Value Balanced Scorecard 66
3.1. Passos para a elaboração de um Value Balanced Scorecard 68
4. Gestão da qualidade total 69
5. Common Assessment Framework (CAF) 75
6. O modelo de excelência da EFQM 79
7. Conclusão 82
Capítulo 2
Case Studies
1. Caso 1 – Banca 85
1.1. Contexto 85
1.2. Visão & missão estratégica 86
1.3. Pilares 95
1.4. Análise de risco 99
2. Caso 2 – Farmacêutico 100
2.1. Contexto 100
2.2. Visão & missão estratégica 100
2.3. Pilares 102
2.4. Análise de risco 104
3. Caso 3 – Design industrial 105
3.1. Contexto 105
3.2. Visão & missão estratégica 106
3.3. Pilares 109
3.4. Análise de risco 116
4. Caso 4 – Empresa informática 117
4.1. Contexto 117
4.2. Visão & missão estratégica 118
4.3. Indicadores específicos 121
4.4. Análise de risco 125
Bibliografia 127




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