sábado, 28 de abril de 2012


HTML 5 2ª Edição Atualizada e Aumentada
Editora: Fca
ISBN: 9789727227396
Data Edição: 2012
Páginas: 336


Sinopse: O HTML5 chegou e veio para ficar! Apesar de a especificação ainda não ter atingido o estado de release candidate, a verdade é que a nova versão do HTML, que substitui o HTML 4.01, o XHTML 1.0 e o XHTML 1.1, tem vindo a ser incrementalmente suportada pelos principais browsers existentes no mercado. Este é o livro ideal para quem ainda não conhece as novas funcionalidades introduzidas pela especificação e quer aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Para os leitores com pouca experiência, o primeiro capítulo apresenta um pequeno tutorial com o qual poderão aprender os conceitos básicos associados à correta construção de páginas HTML. Nesta edição Atualizada e Aumentada foram adicionados novos exemplos que ilustram o uso dos elementos HTML5 e apresentam várias estratégias que permitem combiná-los para concretizar cenários mais avançados. Ao longo deste livro, é possível encontrarmos informação detalhada e exemplos práticos que ilustram as principais novidades introduzidas pela última versão do HTML.

Todos os tópicos são apresentados pormenorizadamente, com recurso a vários exemplos práticos que ilustram os conceitos teóricos apresentados. Numa altura em que o HTML5 está a impor-se cada vez mais, este livro será, porventura, uma boa referência para todos aqueles que querem começar imediatamente o seu estudo de HTML5.

Em conjunto com os livros CSS3 de Pedro Remoaldo e Javascript de Luis Abreu, esta obra é uma ferramenta indispensável para dominar a construção de páginas web 2.0 de uma forma económica e eficaz.



Índice: 
0. INTRODUÇÃO 1 
0.1 O que posso encontrar neste livro 1 
0.2 Requisitos 1 
0.3 A quem se dirige este livro? 2 
0.4 Código e samples 2 
0.5 Convenções 3 
0.6 Organização do livro 3 
0.7 Suporte 7 

1. INTRODUÇÃO AO HTML 9 
1.1 Um pouco de história 9 
1.2 Princípios associados ao HTML5 13 
1.3 Afinal, o que é o HTML5? 14 
1.4 Estrutura básica de uma página HTML 15 
1.4.1 Elementos e atributos 16 
1.4.2 Árvore do DOM (Document Object Model) 19 
1.4.3 Utilização de Scripts 20 
1.4.4 Utilização de CSS 25 
Conclusão 27 

2. MELHORIAS SEMÂNTICAS 29 
2.1 Semântica: o que é e porque precisamos dela? 29 
2.2 Uma página HTML4 30 
2.3 Página convertida para HTML5 32 
2.3.1 Doctype 32 
2.3.2 Elemento HTML 33 
2.3.3 Elemento head 33 
2.3.4 Alterações no elemento Body 39 
2.3.5 Página final 46 
2.3.6 Aplicação de estilos CSS 48 
Conclusão 50 

3. CANVAS 51 
3.1 Introdução ao elemento Canvas 51 
3.2 Utilização do elemento Canvas 52 
3.2.1 Deteção do suporte ao elemento 53 
3.2.2 Utilização de conteúdo de fallback 54 
3.2.3 Sistema de coordenadas 55 
3.2.4 Figuras simples 56 
3.2.5 Paths 59 
3.2.6 Transformações 66 
3.2.7 Utilização de texto 70 
3.2.8 Gradientes 73 
3.2.9 Imagens 75 
3.2.10 Aplicação de sombras 81 
3.2.11 Manipulação de pixéis 83 
3.2.12 Animações 89 
Conclusão 95 

4. SVG 97 
4.1 Introdução ao SVG 97 
4.1.1 Uso de ficheiros SVG externos 98 
4.1.2 Elemento SVG 100 
4.1.3 Interação através de script e CSS 100 
4.1.4 Algumas observações gerais sobre SVG 103 
4.2 Figuras simples 103 
4.3 Viewport 105 
4.4 Preenchimentos e contornos 107 
4.4.1 Gradientes 109 
4.4.2 Padrões 113 
4.5 Paths 114 
4.6 Texto 118 
4.7 Filtros 124 
4.8 Transformações 126 
4.8.1 Atributo transform 126 
4.8.2 Atributo viewBox 129 
4.9 Animações 131 
4.9.1 Uso de JavaScript 131 
4.9.2 Uso de animate 132 
Conclusão 136 

5. VÍDEO E ÁUDIO 137 
5.1 Introdução aos elementos vídeo e Audio 137 
5.1.1 Vídeo, áudio, contentores e codecs 137 
5.1.2 Codificar vídeo e áudio 142 
5.2 Elemento Vídeo 143 
5.2.1 Detetar o suporte ao elemento vídeo 143 
5.2.2 Carregamento de um vídeo 146 
5.3 Interface HtmlMediaElement 151 
5.4 Vídeo e canvas 153 
5.5 Elemento Audio 155 
Conclusão 156 

6. GEOLOCALIZAÇÃO 157 
6.1 Introdução à geolocalização 157 
6.2 Coordenadas fornecidas pelo serviço 157 
6.3 Como o Browser obtém as coordenadas 158 
6.3.1 Triangulação por endereço IP 159 
6.3.2 Triangulação por GPS 159 
6.3.3 Triangulação por WI-FI 159 
6.3.4 Triangulação por GSM 160 
6.3.5 Informação disponibilizada pelo utilizador 160 
6.4 Detetar o suporte nos browsers 160 
6.5 Obter as coordenadas atuais 161 
6.6 Tratamento de erros 163 
6.7 Influenciar a obtenção de coordenadas 165 
6.8 Atualização das coordenadas de localização 166 
6.9 Geolocalização no Internet Explorer 8 167 
6.10 Exemplo concreto 168 
Conclusão 171 

7. WEB STORAGE 173 
7.1 Um pouco de história 173 
7.2 Detetar o suporte no browser 174 
7.3 Objeto Storage 176 
7.3.1 Deteção de alterações 179 
7.3.2 Análise da informação de storage 180 
7.3.3 Preocupações com a segurança 181 
7.4 Para além do storage 181 
7.4.1 Web SQL Database 181 
7.4.2 Indexed DB 185 
Conclusão 193 

8. FORMULÁRIOS WEB 195 
8.1 Construção de um formulário 195 
8.2 Deteção de formulários em HTML5 197 
8.3 Novos atributos 198 
8.3.1 Placeholder 198 
8.3.2 Autofocus 199 
8.3.3 Autocomplete 201 
8.3.4 List e datalist 202 
8.3.5 Required 203 
8.3.6 Multiple 203 
8.4 Novos controlos 203 
8.4.1 Endereços de email 204 
8.4.2 URL 205 
8.4.3 Números 206 
8.4.4 Sliders 208 
8.4.5 Datas e horas 208 
8.4.6 Pesquisa 210 
8.4.7 Telefone 211 
8.4.8 Cores 211 
8.5 Validação de formulários 211 
8.5.1 Objeto ValidityState 212 
8.5.2 Feedback na validação 213 
8.5.3 Cancelar a validação 216 
Conclusão 217 

9. MICRODATA 219 
9.1 Um pouco de história 219 
9.2 Criação de um vocabulário personalizado 221 
9.2.1 Adição de microdata com HTML “fixo” 224 
9.3 Vocabulários existentes 225 
9.4 Microdata no “mundo real” 226 
9.4.1 Interação a partir de script 226 
9.4.2 Interação com motores de pesquisa 227 
Conclusão 228 

10. APLICAÇÕES OFFLINE 229 
10.1 Principais características 229 
10.2 Deteção do suporte offline 230 
10.3 Ficheiro de manifesto 231 
10.3.1 Conteúdo do ficheiro de manifesto 232 
10.3.2 Secção Cache 233 
10.3.3 Secção Network 234 
10.3.4 Secção Fallback 235 
10.3.5 Um exemplo especial 238 
10.4 Fluxo de eventos associado ao caching 239 
10.4.1 Atualização do ficheiro de manifesto 241 
10.5 Utilização de scripting 242 
10.5.1 Verificar o estado do browser 244 
Conclusão 244 

11. COMUNICAÇÃO 245 
11.1 Introdução à comunicação entre documentos 245 
11.1.1 Um exemplo teórico: comunicação entre uma página e uma iframe 247 
11.1.2 Cross-document e suporte dos browsers 248 
11.1.3 Exemplo prático 249 
11.2 XMLHttpRequest 254 
11.2.1 Recursos cross-origin 254 
11.2.2 Eventos de progresso 255 
11.2.3 Suporte dos browsers 256 
11.2.4 Um exemplo prático 258 
11.3 Eventos no lado servidor 260 
11.3.1 Suporte dos browsers 263 
11.3.2 Um exemplo prático 263 
11.3.3 Algumas observações finais 265 
Conclusão 266 

12. WEB SOCKETS 267 
12.1 Introdução aos Web Sockets 267 
12.1.1 Deteção do suporte dos browsers 268 
12.1.2 Objeto WebSocket 268 
12.1.3 Handshaking 269 
12.2 Um exemplo prático 273 
12.2.1 Construção do servidor 274 
12.2.2 Construção da página 282 
12.3 Outro exemplo: utilização de WCF 284 
Conclusão 287 

13. WEB WORKERS 289 
13.1 Introdução às Web Workers 289 
13.2 Suporte dos browsers 290 
13.3 Objeto Worker 291 
13.3.1 Importação de scripts 296 
13.3.2 Sub-workers 297 
13.4 Objeto Sharedworker 297 
13.4.1 Utilização de várias shared workers 302 
Conclusão 303 

14. HTML5 NO MUNDO REAL 305 
14.1 Projeto Ace 305 
14.2 Projeto VideoJS 306 
14.3 Projeto NOVNC 307 
14.4 Projeto SketchPad 308 
14.5 Projeto Google PACMAN 308 
14.6 Outros projetos 310 
Conclusão 310 

BIBLIOGRAFIA 311 

ÍNDICE REMISSIVO 313

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